A proximidade do Dia das Mães, segunda melhor data para o varejo, perdendo apenas para o Natal, já começa a movimentar o comércio de Teresina. A expectativa dos lojistas da capital é que ocorra um aumento de 6% em relação ao ano de 2013. A compra de presentes é a forma tradicional de comemoração e deverá ser a escolhida por quase 81% dos consumidores.

Para o presidente da CDL de Teresina, Evandro Cosme, a sociedade compreende que a mãe é o pilar da família, fazendo com que a data seja celebrada a cada ano com mais força. “O consumidor busca encontrar uma forma de presentear a mãe, reconhecendo o papel essencial para a família, por isso, trabalhamos com uma expectativa positiva de 6% em relação a 2013”, disse Evandro.

Para chegar a este levantamento, o presidente explica que o cenário do varejo no Piauí vem se sobressaindo ao nacional, por isso uma expectativa tão positiva. “Nossa expectativa de vendas para o Dia das Mães é superior aos índices nacionais, já que esperamos um crescimento de 6%, enquanto nacionalmente se espera um aumento de 5%. É mais um ano de vendas melhores no Piauí que em muitos estados brasileiros”, enfatizou o presidente.

A forma de comemorar o Dia das Mães mostra pouca mudança em relação ao ano passado, como seria de esperar, embora um leve incremento no hábito de celebrar em restaurantes e pizzarias deve ser considerado. Todavia a distribuição dos gastos entre as diversas formas de comemoração apresentou nítidas mudanças este ano, comparado com o ano anterior.

Entre os itens mais procurados ainda estão os de vestuário, calçados, bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumes, produtos de beleza e eletrônicos.