A expectativa de consumo para o Dia das Crianças deste ano reforça a tendência de uma recuperação gradual do varejo. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais aponta que 72% dos brasileiros devem ir às compras no Dia das Crianças. A expectativa é de que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,93 bilhões a nível nacional.

Em Teresina, faltando quase uma semana para o Dia das Crianças a data já começa a trazer expectativa de aumento nas vendas para os comerciantes e se depender da expectativa de compra dos consumidores, a data, além de alegria para os pequenos, também vai deixar satisfeito os lojistas.

Conforme o presidente da CDL Teresina, Evandro Cosme, o Dia das Crianças tem um dos maiores tickets médios entre as datas comemorativas e, além disso, as crianças são presenteadas pelos pais, avós, tios e padrinhos, por isso há grande oportunidade de aumentar o faturamento.

“Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação do Comércio em média, os consumidores pretendem comprar 2,19 presentes (número que aumenta entre as mulheres). No total, o consumidor deve desembolsar R$ 200 com os presentes. A maioria pagará os produtos à vista (82%) e 38% planejam pagar parcelado. As principais formas de pagamento serão: dinheiro (45%), cartão de débito (38%) e cartão de crédito parcelado (36%)”, explica.

A data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no final do ano.