O Sebrae Nacional deu posse ao presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) para o quadriênio 2015-2018, Robson Braga de Andrade, e à Diretoria Executiva da instituição, formada pelo presidente Luiz Barretto e o diretor de Administração e Finanças, José Claudio dos Santos, que foram reconduzidos ao cargo, além da nova diretora-técnica, Heloísa Menezes.

Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o mineiro Robson Braga de Andrade reconheceu as dificuldades que os pequenos negócios enfrentam no mercado interno e elegeu como grande desafio do Sebrae o de preparar as micro e pequenas empresas para exportar seus produtos. “O Sebrae pode dar uma grande contribuição para que o mercado externo não seja visto apenas como uma alternativa para aumentar o faturamento das empresas, mas para que elas se desenvolvam e se tornem mais competitivas”, afirmou.

Para o presidente Luiz Barretto, o empreendedor precisa buscar oportunidades e se preparar para elas. Na avaliação de Barretto, o cenário competitivo é igual para todos, mas o que faz a diferença é a gestão da porta para dentro das empresas. “Estimular o crescimento dos pequenos negócios é estimular o crescimento do país. E o Sebrae tem esse compromisso há quase 43 anos. O de capacitar o empreendedor, de melhorar a gestão, de promover a inovação e a sustentabilidade. Nessa gestão, nós fizemos um grande debate interno sobre o futuro para entender as reais necessidades dos nossos clientes”, disse.

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, defendeu a desburocratização dos registros de certidões negativas das empresas e a unificação dos registros de pessoa física. Afif comemorou a atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e destacou a importância do programa Bem Mais Simples Brasil, proposta da presidente Dilma Rousseff que pretende facilitar a abertura e fechamento de empresas. “A presidente Dilma Rousseff lançou o desafio 90 dias atrás, que eu achava antes ser impossível de se concretizar, que é abrir uma empresa em até cinco dias. O sistema já está pronto e até junho já estará operando com empresas de menor risco”, observou.

Heloísa Menezes reforçou a idéia de que o Sebrae tem muito a contribuir com uma agenda positiva diante de um cenário de incertezas econômicas. “O Sebrae é um dos atores principais do Brasil nesse momento para ajudar a construir soluções boas e alternativas para o pequeno negócio e ajudar todos os empreendedores potenciais a crescer e ter um momento positivo para o Brasil”, disse.

Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, José Cláudio dos Santos, o quadriênio 2015-2018 será bastante desafiador, considerando todas as circunstâncias que o Brasil e o mundo vivem. “Temos que buscar a maior eficiência possível na gestão dos pequenos negócios, na gestão do Sebrae, capacitando e fortalecendo essas pequenas empresas para que elas possam competir, inovar e serem referência no cenário nacional, na geração de renda e em tudo aquilo que nós esperamos deste segmento.

Robson Braga de Andrade substituiu Roberto Simões, que é membro da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Heloísa Menezes entrou no lugar de Carlos Alberto dos Santos na Diretoria Técnica. Estiveram presentes na solenidade o ministro Aldo Rebelo da Ciência, Tecnologia e Inovação, a ministra Kátia Abreu, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Armando Monteiro, a ministra Teresa Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de parlamentares, autoridades nacionais e lideranças locais prestigiaram a solenidade.