O segundo dia do maior evento de varejo do mundo começou com as boas-vindas do presidente e CEO da NRF, Matthew Shay, que em seu discurso comentou sobre a importância de eventos como esse para o varejo mundial, já que a troca de informações e aprendizados que são realizadas durantes os quatro dias de evento são únicos. Logo após a abertura, houve a palestra sobre “Diplomacia: persuasão, confiança e valores”, ministrada pelo General Colin Powell, que durante uma hora comentou sobre sua trajetória no governo americano na época do presidente Bush e toda a sua experiência como líder militar.

Nesta condição, Powell foi o estrategista da operação Tempestade no Deserto, que corresponde à primeira invasão do Iraque, em agosto de 1990. Ele se aposentou no exército em 1993. O ex-general, que hoje tem 10 escolas e 1 universidade que levam o seu nome, parabenizou o evento por oferecer bolsas de estudos para jovens. “Os jovens do futuro serão seus clientes ou funcionários, é preciso sim investir no melhor para eles”, comentou ao falar da iniciativa. Powell também citou a importância de ser um bom líder e contou um pouco sobre a sua trajetória no varejo durante sua juventude.

Outro assunto que marcou o segundo dia da NRF foi a mudança de comportamento do consumidor, que agora está no centro de tudo e sim, a organização precisa se voltar para ele cada vez mais. Durante a tarde, a palestra “Tomando a dianteira do mercado: Os vanguardistas do varejo para ficar de olho”, com o vice-presidente de planejamento da loja Toys, Somon Cartey, e o co-fundador da Vigga Svensson, ressaltou as mudanças que forçam os varejistas a repensarem suas estratégias de acordo com o comportamento do consumidor. Para eles, hoje os compradores são bem mais criteriosos na hora de consumir.

Outro destaque do dia foi a palestra “ Conquistando consumidores do Brasil”, com Alberto Serrentino, sócio fundador da Varese Retail, Gustavo Fagundes, CEO da Duty Free Brasil e Rodrigo Bacher, diretor de negócios da Paquetá Calçados. Ambos comentaram sobre a presença das marcas internacionais no país, principalmente por conta da Copa, que ocorreu em 2016, e das Olimpíadas, que acontecerá ainda este ano. Serrentino comentou também como o varejista deve capturar as oportunidades na América do Sul.
Para o Honório Pinheiro, presidente da CNDL, a NRF faz com que os varejistas entendam mais os seus negócios, já que essa mudança de comportamento do consumidor deixou de ser tendência e passou a ser realidade. “O evento traz pesquisas, experiências e informações que devemos aplicar no nosso setor. É muito válido aqui analisarmos como temos desempenhado esse papel como gestores e como estamos aplicando todas as tendências que vem ocorrendo”, comenta.