O levantamento anual feito pela Deloitte identifica as 250 pequenas e médias empresas que mais crescem no país e faz um raio-x destes negócios. Entre várias informações, o estudo mostra os setores em que os empreendedores brasileiros estão tendo mais sucesso.

As pequenas empresas de TI estão no topo da lista. De acordo com o levantamento, 27% das companhias que mais crescem são as de tecnologia da informação. Alguns exemplos são a Vtex, que fornece softwares para e-commerce, e a Servix, que trabalha com servidores de dados.

A área de construção civil aparece em segundo lugar, com 14% das empresas, incluindo construção e engenharia. Apesar de ser uma área quase dominada por grandes empresas, as pequenas e médias construtoras, como a JFonseca e a MPD Engenharia, estão conseguindo ganhar mercado.

As PMEs de alimentos e bebidas representam 8% das que mais crescem. Aparecem no estudo da Deloitte companhias como a Forno de Minas, conhecida pelo pão de queijo congelado e que cresce quase 40% ao ano.

As empresas de comércio aparecem em quarto lugar, com 6%. Entre os negócios desta área, aparecem pequenas e médias empresas de vendas de tratores e até de notebooks, como a Avell.

A área de transporte e logística abrange uma série de atividades que as pequenas empresas podem aproveitar. Uma delas é o transporte para bancos, como faz a Bank Log, que figura entre as primeiras no ranking.

Outra área quase controlada pelas grandes empresas que começa a aparecer como oportunidade também para pequenas e médias é a indústria química. Empresas envolvidas com produtos petroquímicos e fertilizantes são exemplos do crescimento do setor.

O percentual de empresas de máquinas que mais crescem é de 4%. Entre elas, está a Welle Laser, que trabalha com equipamentos que envolvem laser e cresceu mais de 1500% entre 2011 e 2013.

As empresas de telecomunicações e eletroeletrônicos representam, juntas, 5% das que mais crescem. Alguns exemplos são a Cianet e a Takenet. A área de saúde aparece com pequenas e médias empresas que atuam desde a indústria farmacêutica até negócios ligados à tecnologia para melhorar os serviços de saúde. A Champion, que produz suplementos veterinários, é um dos exemplos.

Além destes setores, 24% das empresas estão espalhadas nas áreas de veículos e autopeças, siderurgia e metalurgia, higiene e limpeza, locação de máquinas e equipamentos, roupas e calçados, comunicação, segurança, agropecuária e outras prestações de serviços.