A Associação Americana do Coração (AHA) divulgou recentemente um ranking onde classificou os trabalhos mais e menos saudáveis dos Estados Unidos, além dos principais problemas de grupos diferentes de profissionais. Entre os resultados, profissionais de negócios e administração não tiveram um bom desempenho, sendo um dos que mais sofrem com problemas de estresse.

De acordo com o G1, a associação analisou dados sobre pressão arterial, índice de massa corporal, colesterol, açúcar, atividade física, hábitos de fumar e beber e qualidade de dieta. Ao todo, 5.566 trabalhadores americanos participaram do estudo.

Ao final do estudo, 88% dos profissionais não fumavam e 78% tinham os níveis de açúcar no sangue considerado bom. No entanto, apenas 40% dos estuddos tinham uma boa saúde cardiovascular.

Nos cargos administrativos — normalmente exercidos em escritórios — 68% dos trabalhadores têm hábitos alimentares pouco saudáveis e 69% deles têm colesterol alto. Porém, 82% deles realizam atividades físicas regularmente.

Em outros setores, como o de profissionais liberais, por exemplo, 75% dos participantes relataram fazer exercícios físicos regularmente e apenas 6% deles fumam, o que, de acordo com a AHA, é um excelente índice.

Os profissionais de saúde e dos setores de arte, entretenimento, meios de comunicação e esportes estão entre os mais saudáveis.

Segundo Leslie McDonald, líder do estudo, dois dos principais problemas da péssima saúde de alguns participantes snao hábitos como longas jornadas de trabalho e a falta de exercícios físicos.

Entre outras orientações, caminhar mais ao ir para o trabalho, substituir elevadores por escadas e ingerir cada vez mais frutas e vegetais diariamente, além de evitar o sal e o açúcar.