Índice de Confiança do Consumidor subiu 1% em setembro. Evolução é motivada por recuperação da avaliação sobre momento atual.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas subiu 1% em setembro na comparação com agosto, atingindo o maior nível desde fevereiro, informou a FGV nesta terça-feira (24).

O ICC avançou para 114,2 pontos, ante 113,1 pontos em agosto, quando havia subido 4,4% em relação ao mês anterior, diz a Reuters.

Apesar de ser o maior nível desde fevereiro (116,2 pontos), o patamar ainda é inferior à média histórica de 114,9 pontos.

O Índice da Situação Atual (ISA), um dos componentes do ICC, avançou 3,5%, atingindo 121,3 pontos.

As expectativas em relação aos meses seguintes mantiveram-se praticamente estáveis: o Índice de Expectativas (IE) variou 0,4%, para 110,8 pontos.

De acordo com a FGV, nos últimos dois meses, a evolução favorável do ICC é motivada pela recuperação das avaliações dos consumidores em relação à economia no momento atual.

A sondagem é feita com base numa amostra com cerca de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de setembro de 2013 foi realizada entre os dias 30 de agosto a 19 de setembro.