A confiança dos donos de micro e pequenas empresas manteve alta em outubro e o otimismo deve continuar até o final do ano, apontou o  Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Pelo segundo mês consecutivo, o ICPN atingiu 121 pontos, o mais alto desde o início deste ano.

Entre as categorias, os microempreendedores individuais (MEI) – que faturam até R$ 60 mil por ano – são os mais confiantes e atingiram um ICPN de 124.

O ICPN é medido em uma escala que varia de 0 a 200. Acima de 100, o indicador revela tendência de expansão das atividades. Abaixo desse valor, direciona para possível retração

O índice também aponta que 96% dos entrevistados acreditam que até dezembro não terão redução no seu faturamento e 98% esperam manter os seus funcionários ou aumentar o número de contratações para atender às demandas das datas de fim de ano.

Por setores, a construção civil continua sendo destaque, com 124 pontos, seguida pelo comércio, com 121. Por regiões, o nordeste e o norte têm o melhor desempenho, com 125 e 123 pontos, respectivamente.

“A proximidade das festas de fim de ano e o bom desempenho que as micro e pequenas empresas tiveram até esse momento são fatores que influenciam fortemente nas perspectivas dos donos de pequenos negócios”, afirma, em nota, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.