Em tempos de crise ter uma boa estratégia de comunicação para o marketing digital é fundamental. Cientes que estamos realmente em uma recessão e vamos atravessar tempos mais difíceis, ou não, estes momentos são importantes para que o empresário brasileiro possa desenvolver o aprendizado de que sempre estaremos sujeitos a momentos de recessão e precisamos estar preparados.

Em conversa com amigos empresários de diversos segmentos, encontro os que estão em desespero, os que estão cautelosos e atentos e os que estão pisando no acelerador. Acredito que nem todos precisam agir da mesma forma, mas as diferentes mídias permitem fazer o investimento com mais segurança. A aquisição de novos clientes é tão importante quanto ter uma estrutura de atendimento robusta.

Para o lançamento ou venda de qualquer produto é preciso fazê-lo conhecido e ou gerar necessidade. Após gerada a audiência ideal é só engajar e permitir que o próprio cliente seja o divulgador de sua marca por meio da nova economia coletiva.

Tendo um plano de negócio e metas estabelecidas o anunciante pode determinar seu custo de aquisição ideal e assim sua campanha pode ser programada para liberar o investimento de acordo com o resultado esperado.

Uma das áreas em que muitas empresas estão inovando é o marketing digital. Por meio de novas plataformas de marketing as empresas podem definir o custo real de aquisição de tráfego, custo por cadastro e por fim seu custo de venda.

Após o fechamento da compra a empresa passa a trabalhar a estratégia de relacionamento e retenção do cliente. Calculando o tempo de vida do cliente dentro de sua base de dados e a evolução do ticket médio de venda.

Sem desprezar os resultados das mídias off-line tão importante quanto, qual a outra mídia que permite você otimizar seu investimento conforme seu resultado em tempo real? Qual outra mídia que você não precisa colocar todos os seus ovos em uma mesma cesta, fazer testes e alterações na peça publicitária em tempo real?

Abaixo deixo uma lista com quatro observações que vão auxiliar a decidir o start ou ampliação de sua estratégia digital:

- Disponibilidade: Esteja disponível quando o cliente lembrar de você, buscar um produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

- Economia: Como o marketing digital permite fazer uma segmentação bem assertiva, a compra da mídia é em sua maioria mais barata.

- Eficiência: As ferramentas disponíveis no mercado auxiliam na gestão eficiente das campanhas e no relacionamento com o cliente.

– Flexibilidade: Altere o rumo de sua campanha em tempo real, seja na criação, aumento ou redução de investimento ou até mesmo pausa temporária.