A consultoria é um dos principais meios que profissionais altamente qualificados têm de adquirir a independência em sua carreira. Por meio da consultoria, é possível construir o próprio negócio oferecendo seus conhecimentos e habilidades como serviço para outras empresas.

Esse serviço está sendo cada vez mais procurado, especialmente considerando o alto nível de problemas encontrados nos processos das empresas brasileiras. De acordo com pesquisa do Project Management Institute (PMI), falhas de comunicação, gestão do tempo e falta de escopo são os problemas mais comuns nas grandes companhias do país.

A área de atuação do consultor, portanto, é ampla e abrange várias especialidades. Entretanto, não basta ser especialista em uma área para construir uma consultoria de sucesso. Um dos pontos chaves da consultoria é a prospecção de clientes – ou seja, como atrair novos clientes para o seu negócio de consultoria.

Ao iniciar esse trabalho, é preciso ter a consciência de que muitos dos seus clientes nem sequer sabem que precisam de um serviço de consultoria. Um bom consultor deve, assim, ser propenso ao diálogo e à investigação para encontrar os eventuais problemas de uma empresa e, em seguida, poder oferecer as soluções.