Todo gestor deve ter como prioridade buscar ações que contribuam para o aumento do desempenho da equipe de trabalho. Afinal, quanto mais o time produz, melhores são os resultados não apenas para o setor, mas para toda a empresa. O primeiro passo é apostar em ações e soluções que contribuam para o aumento da sinergia dos membros do time. Para isso, melhorias na comunicação são essenciais. Afinal, se os colaboradores não têm um bom diálogo, há muito mais probabilidade de erros e de perda de tempo em atividades que não são prioridade.

Melhorar a comunicação é, portanto, um dos segredos para que a equipe trabalhe em alta performance. Também é fundamental que haja um bom gerenciamento de tarefas e que as horas de trabalho sejam bem aproveitadas. Neste sentido, tem crescido o uso de novas ferramentas tecnológicas de gestão, que possibilitam a executivos controlar processos, colaboradores e projetos a partir de qualquer lugar. Apesar de melhor significativamente a gestão e a produtividade, um sistema de intranet 100% online, cuja instalação é realizada de forma prática e imediata, sem a necessidade de intervenção técnica, requer um investimento baixo, pouco acima de R$ 30,00 por funcionário para empresas pequenas, e abaixo de R$ 10,00 para organizações maiores.

O uso deste tipo de solução garante que cada colaborador tenha ciência do papel que desempenha e que as metas e objetivos estejam claros para todos. Também possibilita que o gestor consiga manter todas as tarefas necessárias para atingir estes objetivos sob controle, de forma organizada. Desta forma, o líder passa a deter pleno conhecimento do status de cada atividade desempenhada pelos membros da sua equipe, o que permite replanejar tarefas, quando necessário, e realizar os ajustes necessários a tempo de evitar atrasos e erros no processo.

Um sistema de comunicação interno que permita a rápida troca de mensagens entre o time é um exemplo de ferramenta que pode contribuir para a melhora do desempenho da equipe. Quanto mais simples for o compartilhamento de informações entre os colabores, melhor será o andamento do projeto. Também é essencial que haja uma boa organização das mensagens trocadas para evitar que o time perca tempo tentando se encontrar em mensagens mais antigas ou procurando por informações essenciais para dar continuidade às tarefas. Uma equipe que apresenta bom desempenho agrega valor à empresa, porque garante projetos de qualidade, produzidos em menos tempo.