Não se trata de uma perguntinha fácil de responder. E a resposta vale 1 milhão de dólares – até porque não existe uma única fórmula para todas as empresas. Elas possuem modelos de negócios diferentes, em mercados diferentes. Mas existem boas práticas que já se provaram eficientes no controle de custos, e que podem te ajudar a enxergar mais receitas do que gastos.

Controle

No ebook gratuito Cultura de Resultados – Só se gerencia o que se mede, Antonio Carlos Soares, CEO do Runrun.it, diz que “Sem controlar o tempo, você não controla os prazos. Sem prazos, você não controla sua credibilidade. Sem controlar o tempo, você não controla os custos. Sem custos, você não controla sua lucratividade. E se você não está controlando nem sua credibilidade, nem sua lucratividade… O que você está controlando de verdade?”.

Não é preciso comercializar um software de gestão como o Runrun.it para entender o raciocínio de Soares. O controle do tempo dedicado às atividades é a chave para o controle dos custos dos projetos e dos gastos da empresa. Esse esforço, sozinho, já pode trazer resultados expressivos para o aumento da lucratividade da empresa. Afinal, para aumentar o saldo positivo, arrumar a casa e melhorar a produtividade dos recursos já existentes é mais fácil do que arranjar novos clientes.

Então vale dar um passo para trás e começar a ver onde você está afrouxando seu controle de gastos – e ele começa na unidade de valor do trabalho que é a hora/homem. “A implementação de uma ferramenta colaborativa que conte de forma automática o tempo de cada colaborador dedicado aos projetos certamente traz mais clareza sobre os gastos da empresa, e também dados importantes para a avaliação de desempenho da equipe, por exemplo”, afirma o CEO.

Solução para todos os tamanhos

Independente do tamanho da empresa, um software de gestão ajuda a entender se você está cobrando um valor justo dos clientes e te oferece a oportunidade de ajustar os contratos – para cima ou para baixo, dependendo da situação. E clientes que sabem que estão sendo cobrados de forma honesta não só permanecem clientes como indicam sua empresa para os outros. Com o Runrun.it, que pode ser testado gratuitamente, você ainda:

• Faz um controle mais inteligente das atividades;
• Organiza o fluxo de trabalho;
• Tem acesso a timesheets automáticos;
• Gera relatório de custos (valores orçado x realizado x previsão);
• Acompanha o desempenho da equipe em tempo real;
• E pode usar o sistema para fazer a prestação de contas aos clientes.

Segundo uma pesquisa da McKinsey, o uso de ferramentas colaborativas, como o Runrun.it, aumenta a produtividade das equipes em 25%. Imagine uma equipe de 4 pessoas entregando como uma de 5? Ou uma folha de pagamento 25% menor? A adoção de uma ferramenta de gestão é, certamente, uma prática certeira para aumentar a lucratividade da empresa.