O que leva um grupo de lojistas a se unir para criar um clube ou uma entidade? Certamente, a vontade de crescer, de fortalecer seus ideais e de buscar soluções para os desafios comuns. Foi com esse espírito de união de forças que nasceu a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, que completa neste mês 60 anos de fundação.

Desde sua idealização em 1955, passando por sua criação em 1960, ainda como Clube de Dirigentes Lojistas, muita coisa aconteceu até a consolidação da CNDL como a maior e mais importante entidade representativa do setor varejista no país.

Do otimismo do Brasil de Juscelino Kubitscheck, passando pelo regime militar, a redemocratização e o atual cenário de modernização do Estado brasileiro, a CNDL atuou como agente importante de transformação e desenvolvimento nacional.

Alguns momentos merecem destaque, como a participação decisiva da entidade na luta pelo fim do duopólio das maquininhas de cartão de crédito, uma ação que garantiu um mercado mais aberto e a redução drástica dos custos de operações com cartões no Brasil.

A CNDL também foi uma das primeiras a enfrentar a utilização da CPMF como instrumento nefasto de tributação. A entidade teve grande atuação no Congresso Nacional pelo fim do imposto e se firmou como uma voz ativa no âmbito do legislativo. Foi graças à sua representatividade, por exemplo, que se formou a Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, uma associação de deputados e senadores, de caráter suprapartidário, destinada a defender e promover políticas públicas para o setor.

Foi essa jornada de 60 anos que nos deu fibra e experiência para enfrentarmos um dos momentos mais marcantes da história do varejo. A pandemia da Covid 19 lançou para comerciantes e profissionais liberais o desafio do isolamento social, da transformação do consumidor e da reinvenção do comércio em bases digitais.

Entendemos que essa é a oportunidade de reforçarmos nossos valores fundados no associativismo. Assim, a CNDL vem apoiando seus membros, que formam um sistema composto por mais de 2 mil Câmaras de Dirigentes Lojistas espalhadas em todos os estados da nação. Por meio das Câmaras, Federações, CDL Jovem e o SPC Brasil, a CNDL orienta, informa e representa o caminho para a adaptação aos novos tempos.

O compromisso de estimular as empresas de pequeno e médio porte a serem mais produtivas e competitivas, de gerar emprego e renda, e, ao mesmo tempo, promover debates que garantam um Estado mais eficiente e justo, seguem como o Norte da nossa Confederação.

Esperamos com ansiedade outros 60 anos. Sigamos juntos e fortes!

José César da Costa

Presidente da CNDL