128651641Levantamento feito pelo Forrester Research a pedido do Google indica perspectivas para o setor nos próximos cinco anos
Se você pensa em investir no comércio digital, os próximos anos oferecem boas perspectivas e oportunidades de negócio. Pesquisa realizada pelo Forrester Research a pedido do Google mostra que as vendas realizadas pela internet irão dobrar até 2021, numa média de crescimento de 12,4% ao ano.
Em cinco anos, o impacto da web no varejo deve crescer mais de 70%, chegando a 42% de todas as vendas, o que representa R$ 365 bilhões (desconsiderando o comércio de alimentos e bebidas).
Confira cinco tendências para o varejo digital nos próximos anos:
1. Mais pessoas comprando
Nos próximos cinco anos, mais 27 milhões de pessoas irão realizar a primeira compra pela internet, o que totalizará 67,4 milhões de consumidores online (e-shoppers). O número representará 44% do total de internautas.
2. Os setores mais promissores
O levantamento avaliou catorze categorias do varejo, como roupas, móveis, cosméticos, livros, eletroportáteis, artigos e roupas esportivas, televisores, computadores e periféricos e alimentos e bebidas.
Algumas dessas categorias, entretanto, devem crescer acima da média nos próximos anos. São elas: artigos e roupas esportivas (17%), livros (17%) e roupas e beleza (15%).
3. Vendas pelo celular
A relevância cada vez maior do comércio mobile também foi abordada pelo levantamento. Hoje, 30% dos internautas só podem ser alcançados pelo mobile, pois não acessam internet por meio de outros dispositivos, número que só deve crescer. Até o final de 2016, 19% das vendas de e-commerce devem ocorrer por meio de dispositivos móveis, movimentando R$ 9 bilhões. Em 2021, a participação da categoria pulará para 41%, correspondente a R$ 35 bilhlões.
4. Clientes multicanal
O estudo descobriu que os clientes brasileiros que estão envolvidos em todos os canais das marcas (aplicativo, site e espaço físico) gastam 40% a mais do que os que se utilizam de apenas um canal. Isso indica uma tendência de investimento maior na construção de iniciativas voltadas para esse tipo de consumidor.
5. Razões para o crescimento do comércio digital
Estão entre os motivos para o aumento das vendas online, de acordo com o levantamento, a maior confiança do consumidor e a possível volta do consumo das famílias, a ascensão de marketplaces (site onde várias empresas podem vender produtos) e mais consumidores ativos.
Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios