Confiança é tudo, especialmente em um cargo de gestão e liderança. Independente do tamanho da equipe, um líder, principalmente quando acaba de assumir o cargo, deve se comportar de maneira adequada para ser visto por todos como um exemplo de conduta. E o líder deve, primeiro, estender confiança para seus liderados, e estes o seguirão. Para ajudar os profissionais que estão em posições de liderança, Sven Dinklage, Líder da Prática de Confiança da FranklinCovey Brasil, mostra cinco passos cruciais a serem seguidos:

Honre compromissos: Diga o que vai fazer e entregue o prometido. Ou seja, sempre cumpra sua palavra! Muitas vezes fazemos promessas sem necessidade ou sem que alguém tenha pedido – só faça uma promessa quando realmente quer assumi-la e sabe que irá conseguir cumpri-la! Honrar seus compromissos é crucial para ganhar a confiança dos outros.

Entregue resultados: Crie um histórico de resultados e faça as coisas acontecerem. Fique atento a prazos e orçamentos. Não invente desculpas quando não alcançar as metas. Avalie os resultados de uma maneira específica, mensurável, atingível, relevante e limitada por tempo, assumindo a responsabilidade tanto pelos sucessos como pelos fracassos.

Demonstre lealdade: Seja fiel às pessoas ausentes, sempre falando delas como se estivessem presentes! Compartilhe créditos com quem realmente merece. Não revele segredos de terceiros. Ser leal é ser confiável.

Demonstre respeito: Preocupe-se sinceramente com as pessoas e mostre essa sua preocupação a elas. Não finja se interessar somente quando alguém pode lhe ser útil! Respeite a dignidade de todas as pessoas e funções e seja gentil até nos pequenos gestos.

Seja transparente! Diga a verdade de uma maneira que as pessoas possam comprová-la. Declare sua intenção e seja transparente. Quando não puder ser mais transparente, explique o porquê disso. Não tenha agendas ocultas e não esconda informações que são relevantes para o projeto em questão!

Fonte: Administradores.com