No final do ano, é sempre muito comum o crescimento da oferta de vagas, principalmente aquelas temporárias. Frente ao pico de vendas característico desta época, os varejistas recorrem à equipes temporárias. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados.

1. Seguir a legislação à risca

É importante entender que a lei brasileira define trabalho temporário como aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário, para atender à substituição de pessoal ou complementação de serviços. Assim, um trabalhador temporário só pode ser contratado para substituir outro ausente ou para atender uma necessidade complementar da empresa, em determinado período. Para realizar esta contratação, é necessário que a empresa procure uma outra organização que realize este serviço. A admissão sempre deve ser feita de forma indireta, para evitar que o funcionário seja considerado um empregado contratado sem prazo específico.

2. Considerar o perfil e a experiência anterior do candidato

Como a contratação do funcionário temporário visa atender uma necessidade pontual, é importante considerar a experiência prévia do trabalhador, visto que não haverá tempo hábil para desenvolvê-lo dentro da própria empresa, como acontece normalmente, nos casos de contratação não-temporária. Por isso, também é importante que a empresa tenha em mente quais são os perfis da vaga e do funcionário desejado.

3. Garantir que os temporários conhecem a empresa e seus serviços

Para ter sucesso com os temporários contratados no varejo, é fundamental que eles conheçam os pontos-chave do negócio, como os produtos ou serviços que a empresa oferece, sua área de atuação e seus concorrentes. Isso ajuda com que os temporários tenham mais segurança na hora do contato com o cliente e também acreditem de forma mais verdadeira no produto.

4. Planeje-se para desenvolver um recrutamento eficaz

Muitas empresas deixam para a última hora a contratação de temporários de final de ano. Este descuido, somado ao momento de crise e desemprego no país, pode fazer chover centenas de currículos fora do perfil desejado, o que pode levar a contratações equivocadas, causando prejuízo para a empresa. Assim, é importante que o RH e os gestores da companhia definam com antecedência os detalhes necessários sobre a vaga e o nível esperado de candidatos. Além disso, é possível contar com tecnologias capazes de acelerar as contratações e reduzir custos. Bancos de Currículos também são ótimos recursos para se encontrar um pool de pessoas, enquanto que sistemas de recrutamento e seleção podem ajudar a mostrar quais são os melhores candidatos deste bancos.

5. Busque por candidatos com empatia

No caso, empatia seria a capacidade do colaborador em se colocar no lugar do cliente, o que é fundamental. Essa característica é o fator-chave dos vendedores que mais performam e uma habilidade muito importante para os temporários, principalmente os que lidam no varejo e no atendimento ao cliente. Aqueles que conseguem entender, sob o olhar do cliente, quais suas necessidades, anseios e desejos, conseguem criar uma comunicação mais assertiva e persuasiva.