Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Câmera dos Dirigentes Lojistas revelou que somente no Piauí 39 mil trabalhadores conseguiram sair do cadastro negativo e já afirmam que devem voltar a fazer compras.

Para a gerente do SPC Brasil em Teresina, Eline Castro, as pessoas que buscam limpar o nome junto ao SPC têm a intenção de fazer uma nova compra e necessitam que não haja nenhuma restrição no seu CPF. “O início de ano sempre é um grande incentivo para a população retirar o nome do banco de dados”, disse Eline.

Eline explica que caso o consumidor não lembre quem são seus credores, o primeiro passo é procurar instituições de proteção ao crédito. “É necessário ir pessoalmente aos postos de atendimento da entidade, com o documento de identidade e o CPF. Se a consulta for feita por meio de terceiros, é necessária uma procuração. O serviço é gratuito”, disse.

Para regularizar o crédito, o consumidor precisa se dirigir ao estabelecimento onde está a dívida e quitar o débito. Após o pagamento, segundo as normas em vigor, a empresa credora tem o prazo de cinco dias para excluir o nome de cliente de bancos de dados como SPC. A empresa também deve fornecer um documento de quitação da dívida.

A CDL de Teresina oferece gratuitamente o serviço de consultas de nomes através do seu balcão de atendimento, que funciona das 8h às 17h, sem intervalos. Para realizar a consulta é necessário portar a carteira de identidade.