Segundo os dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito – SPC no Piauí, o número de teresinenses que retiraram o nome do banco de dados do órgão chegou a cerca de 38 mil pessoas no mês de outubro. A expectativa da CDL de Teresina, é que esse crescimento deve se confirmar para os próximos meses.

Para a gerente do SPC Brasil em Teresina, Eline Castro, as pessoas que buscam limpar o nome junto ao SPC têm a intenção de fazer uma nova compra e necessitam que não haja nenhuma restrição no seu CPF. “No final de ano a pessoa tem a tradição de comprar as tradicionais lembranças natalinas, assim como viajar, isso faz com que busque retirar o nome no banco de dados”, conta Eline.

Eline explica que caso o consumidor não lembre quem são seus credores, o primeiro passo é procurar instituições de proteção ao crédito. “É necessário ir pessoalmente aos postos de atendimento da entidade, com o documento de identidade e o CPF. Se a consulta for feita por meio de terceiros, é necessária uma procuração. O serviço é gratuito”, disse.

Para regularizar o crédito, o consumidor precisa se dirigir ao estabelecimento onde está a dívida e quitar o débito. Após o pagamento, segundo as normas em vigor, a empresa credora tem o prazo de cinco dias para excluir o nome de cliente de bancos de dados como SPC e Serasa. A empresa também deve fornecer um documento de quitação da dívida.