A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina vem passando por reformas, em busca de permite maior mobilidade aos visitantes e melhora significativamente nas suas instalações, além da revitalização em ambientes que são oferecidas aos associados da entidade. Nesta ocasião, contudo, o destaque fica por conta do novo sistema de energia da CDL.

Com foco no desenvolvimento sustentável, a CDL implantou seu próprio sistema gerador de energia fotovoltaica. A alternativa produz energia limpa e renovável e deverá gerar uma grande economia.

O sistema utilizado na CDL é “on grid”, sem baterias. Durante as horas de sol, a energia produzida abastece a CDL e seu excedente é despenado na rede de distribuição de energia, gerando créditos junto à Equatorial. Quando o sol se põe, esta energia retorna para a CDL pelos cabos da própria rede mantendo o abastecimento 24h por dia.

Com esta iniciativa, a CDL Teresina espera também incentivar os empresários da cidade a buscarem pela economia e sustentabilidade em seus estabelecimentos. “A expectativa é de retorno do investimento em até cinco anos, e, após este período, mais 20 anos antes da necessidade de se fazer qualquer intervenção na instalação”, aponta Evandro Cosme, presidente da CDL Teresina.

Os módulos para produção de energia podem ser instalados em telhados, quintais ou mesmo em sítios ou fazendas. Dado o potencial do Brasil, milhões de reais são desperdiçados todos os dias porque as empresas não utilizam a matriz solar como fonte de energia.