A utilização do Certificado Digital vem sendo crescente em Teresina pois, além de ser tornada obrigatória para empresas, a assinatura eletrônica traz mais segurança para os lojistas em qualquer transação online, principalmente na emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e).

Pensando em proporcionar mais conforto para os empresários, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Teresina criou um espaço destinado apenas para a emissão do Certificado Digital. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a CDL pode emitir o documento com um valor menor que em outros locais da cidade.

Segundo o agente de registro, Rosemburg Nóbrega, mensalmente a CDL emite em média cerca de 100 a 120 certificados digitais. “O certificado digital é uma assinatura com força e validade jurídica que garante a segurança e proteção nas transações por meios eletrônicos assim como em outros serviços realizados a partir da internet, além de garantir que quem está acessando é realmente a pessoa certificada.”, explicou.

Para facilitar ainda mais o acesso ao documento, a CDL oferece ainda o serviço delivery para aquelas pessoas que, por algum motivo, não podem se deslocar até o local para emitir a Certificação. “O serviço delivery é mais uma comodidade para o empresário que, por algum motivo, está impossibilitado de se deslocar. São casos especiais. Para solicitar o serviço, basta ligar para a CDL. Nós pedimos autorização junto à certificadora e, assim, agendamos a visita, seja em hospitais ou em qualquer outro local em que a pessoa esteja”, orientou Rosemburg.

Além de empresas, pessoas físicas também podem obter o certificado digital. O agente de registro frisa que, para 2019, a certificação também será obrigatória para qualquer cidadão.

“Estamos em um mundo cada vez mais digital, onde informações sigilosas são transmitidas pela internet e precisam de validação segura e eficiente. A certificação digital vem garantir isso para todos. O processo é simples e prático. Basta vir até CDL com os documentos necessários e solicitar o certificado. A validação dos dados e a aprovação dura em torno de 2 horas e a pessoa já pode sair com seu certificado. Com a obrigatoriedade também para pessoas físicas, nossa expectativa para o próximo ano é dobrar o número de emissões”, finalizou Rosemburg.

Entre os diferentes tipos de certificado digital, existe o A1, que é emitido diretamente no computador e possui a validade de 1 ano, e o A3, que é emitido em mídia, cartão ou token e tem validade de até 3 anos.

FOTO 05 – Para facilitar ainda mais o acesso ao documento, a CDL oferece, ainda, o serviço delivery para aquelas pessoas que, por algum motivo, não podem se deslocar até o local.

Principais vantagens do Certificado Digital
Maior credibilidade
Segurança das informações
Otimização do tempo
Redução do risco de fraudes
Eliminação da burocracia

Documentos necessários para emissão de Pessoas Jurídicas
Contrato social
Aditivos
Documento com foto do representante