Rosenburg Nobrega, supervisor da central de Certificação Digital da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina, explica o que é o Certificado Digital, suas vantagens, os benefícios que essa ferramenta pode trazer para a sua empresa.

CDL/THE – Explique para nós, o que é Certificado Digital?
Rosenburg Nobrega- O Certificado Digital é um documento eletrônico que nos possibilita comprovar a Identidade de uma pessoa jurídica ou física, assegurar as transações on line, troca eletrônica de documentos, mensagens e dados com validade jurídica.

Com este dispositivo, os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar a autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.

Com a certificação digital é possível, por exemplo, realizar transações bancárias com mais segurança. A instituição bancária possui certificado para autenticar-se junto ao cliente, assegurando que todas as transações estão sendo enviadas para o servidor do banco. Já o cliente, realizando operações via banco online, também tem uma chave de acesso que comprova sua identidade perante o banco.

CDL/THE – Existe validade jurídica?
Rosenburg Nobrega – O Certificado Digital, além de dar personalidade ao cidadão na rede de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados por seu uso.

CD/THE – Quais os benefícios que esse documento trouxe?
Rosenburg Nobrega – Nos trouxe economia de tempo, facilidade de relacionamento com a Receita Federal na obtenção de documentos, declarações e correção de documentos, caso do Darf’s. Uma, duas horas que você perde em filas dos órgãos públicos, você compensa atendendo melhor o seu cliente, por exemplo.

• Economia de tempo e redução de custos;
• Desburocratização de processos;
• Validade jurídica nos documentos eletrônicos;
• Possibilidade de eliminação de papéis;
• Autenticação na Internet com segurança

CDL/THE – Quais são os principais certificados digitais a disposição hoje?

Rosenburg Nobrega – São três opções para a gravação dos dados nos certificados:
a) em Cartão ( como um cartão de crédito, com gravação em chip);
b) em token (parecido com pen-drive);
c) em arquivo executável.
O documento AINDA possuí três tipos de senhas invioláveis caso a certificação seja furtada ou perdida. O usuário tem ainda a possibilidade de recuperar e bloquear, quando necessário, todas as informações contidas no documento.