A Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina completa neste mês 44 anos de trabalho que contribuíram para fortalecer o setor empresarial em todo o Estado. Para comemorar o aniversário, a CDL de Teresina lançará, na noite do dia 03 de abril de 2014, o livro “A História do Comércio de Teresina no Desenvolvimento do Piauí”, que apresenta a evolução do varejo acompanhada de fatos marcantes para a cidade.

A obra será lançada juntamente com a 12ª edição do Salão do Livro do Piauí – SALIPI, fortalecendo sua importância para o mundo acadêmico e cultural do Estado. O livro escrito pela jornalista e historiadora Marta Tajra apresentará aos leitores fatos e personagens que marcaram o progresso do comércio teresinense.

“Uma parte significativa da nossa história está intrinsecamente ligada ao comércio. A escolha da capital às margens do Parnaíba não foi aleatória e nem teve a intenção de tirar a hegemonia do comércio de Caxias, à época, o grande empório comercial da região. Pelo contrário, a mudança beneficiou largamente estes comerciantes, que foram os primeiros a se mudarem com suas lojas para a nova capital, Teresina. No livro são resgatados as cenas e os personagens relacionados a esta passagem de forma bem clara, assim como os episódios e personagens do varejo, que tornaria o comércio uma atividade essencial no século XXI”, enfatizou a autora.

A obra que estará disponível nas principais livrarias da cidade mostrará o reconhecimento do esforço e da luta de empreendedores piauienses em diversos segmentos do varejo, retratando ainda a importância das entidades empresariais do varejo para o desenvolvimento da cidade.

Para o prefeito da cidade, Firmino Filho, a entidade é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Nesses 44 anos, a CDL de Teresina tem sido um importante suporte para os lojistas de nossa cidade, sempre atenta às necessidades do mercado, fortalecendo o comércio e, ao mesmo tempo, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento não apenas de Teresina, mas de todo o Piauí”