A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina deu início na manhã dessa quarta-feira (27), ao treinamento dos colaboradores que irão trabalhar diretamente com a emissão de Certificado Digital, que será disponibilizado pela entidade a partir do dia 01 de agosto.

A Certificação Digital é um produto OBRIGATÓRIO para as empresas que desejam operar seus negócios com mais facilidade. Segundo a multiplicadora do SPC Brasil, Sarah Oliveira, os lojistas atualmente ficam com muita dificuldade em operar seus negócios, chegando a perder dinheiro caso não tenham o seu certificado digital disponível.

Quanto à importância do sistema, Sarah explica que com o sistema um empresário poderá dispor de e-CPF, e-CNPJ, NF-e, entre outros dados para conexões via internet, em operações com órgãos como a Receita Federal ou Sefaz, entre duas empresas ou de uma empresa para com seu escritório de contabilidade, por exemplo, sendo as CDLs as autenticadoras.

“O certificado é uma assinatura digital que garante autenticidade e confiabilidade. E atende a quase todos os ramos de atividades do comércio”, explica Sarah Oliveira.

Rosenburg Nobrega, coordenador da emissão de Certificação Digital em Teresina, aponta que o treinamento foi amplo, onde foi explicado todo o passo a passo do processo de emissão. O treinamento teve a parte instrumental e a parte prática. “A turma em geral se saiu muito bem”, Para ele, o curso foi proveitoso e contou com a dedicação das pessoas que participaram. “Assim você consegue desenvolver melhor. Vieram todos com espírito de aprendizado”, finalizou.

O curso que se estende até a sexta-feira (29) foi estendido aos colaboradores das CDL´s de Tutóia (MA) e São Luiz (MA).