A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP) realizam no dia 13 de maio, em Campos do Jordão, a solenidade de abertura da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. Está prevista a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, na cerimônia.

O evento, o maior e mais tradicional do setor de comércio e serviços do país, reúne, ao longo de dois dias, empresários lojistas de todo o Brasil e especialistas do mercado para debaterem as principais tendências do varejo.

A abertura da Convenção acontece, a partir das 19h, no Campos do Jordão Convention Center e terá como tema “Propósito, a mudança cultural do varejo”. A presença do presidente da República reflete a importância que o setor vem ganhando na economia nos últimos anos. Hoje, o Comércio e o Serviços respondem por 73% do PIB nacional, é responsável por 27 milhões de empregos e 80% das empresas ativas no Brasil.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a Convenção é uma oportunidade para apontar caminhos para milhões de empreendedores que apostam no Brasil. “Nossa Convenção é espaço para aprender, motivar e apresentar soluções que ajudarão o país a recuperar sua economia. E essa recuperação passa pelo nosso setor”, diz José César da Costa.

O evento será transmitido, ao vivo, pela EBC e pelas redes do Planalto.

Sobre a CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.