Uma pesquisa divulgada no início do ano pela EBC Agência Brasil revelou que a cada 16,8 segundos um brasileiro é alvo de tentativa de fraude. Somente de janeiro a maio de 2017, foram registradas 782.244 tentativas de golpes. Desse total, 47.452 tentativas foram no setor de varejo.

Para diminuir esses números e minimizar os riscos para o comércio de Teresina no momento da concessão e crédito, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina passou a disponibilizar aos seus associados mais uma ferramenta para dar segurança ao empresário e também ao consumidor: o sistema de Biometria Facial.

Segundo Brunno Rosal, gerente de vendas da CDL, o serviço permite que o lojista possa realizar leitura dos traços do rosto para confirmação de identidade. Através de uma foto simples, o equipamento identifica o cliente com um nível de acerto de 99,75%.

“Os criminosos hoje já produzem documentos com papéis originais e usam CPFs, RGs e nomes verdadeiros sem problema de negativação de crédito. Mas substituem a foto do dono pela foto do fraudador”, diz o gerente.

Com uma foto simples, captada pelo empresário no momento de realizar a venda, é possível confirmar a identidade do cliente. “As imagens poderão ser captadas por meio de uma webcam, por exemplo. Assim que o software lê essas informações, por meio da câmera, o rosto da pessoa é automaticamente codificado. A partir daí, é anexado ao cadastro do indivíduo. Ou seja, toda vez que ele for fotografado em algum cadastro de crédito, as suas informações faciais serão comparadas com um banco de dados”, frisou Rosal que destaca ainda que o SPC Brasil já possui mais de 36 milhões de faces em seu banco de dados, sendo que o próprio empresário poderá alimentar o sistema com novas faces.

Segundo o gerente, a solução foi criada a partir da demanda de uma rede de varejo que registrava muito prejuízo com fraudes. Entre as empresas que já utilizam o sistema estão: Renner, Magazine Luiza, Riachuelo e Marisa e em empresas de outros setores.

Em Teresina, lojas como Noroeste, Pintos e Paraíba já estão usando o equipamento e já conseguem observar a maior segurança nas vendas.

Como funciona o sistema de Biometria Facial
1 – Utilizando uma câmera, o dispositivo registra uma imagem da pessoa que será analisada;
2 – Essa imagem é examinada pelo software de biometria facial que fará a medição de alguns pontos no rosto da pessoa;
3 – Esse mesmo software analisa essas medidas e compara com outros rostos armazenados em um banco de dados;
4 – O resultado apresenta a porcentagem de similaridade e o histórico da pessoa que está sendo analisada;
5 – Com base nessas informações, é possível ter dados extremamente confiáveis para confirmação da identidade da pessoa e, dessa forma, prevenir possíveis fraudes.