A lei que obriga as lojas a detalhar os impostos na nota fiscal acabou de entrar em vigor, mas a cobrança da multa para quem descumprir a determinação já foi adiada por uma ano.

O Brasil está entre os 30 países do mundo com maior carga de tributos, mas poucas pessoas sabem o quanto pagam de impostos a cada compra. Não tenho nem ideia de quanto de imposto. Não sei nada, a gente só paga, afirma um homem.

A lei que obriga o comércio de todo o país a emitir notas ficais que discriminem os impostos municipais, estaduais e federais sobre cada produto comprado entrou em vigor a partir desta segunda-feira (10), mas ainda não foi regulamentada. Em um shopping carioca, nenhuma das lojas está emitindo a nova nota.

Por enquanto, não há multa prevista para quem não cumprir a lei. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas alega que os empresários precisam de tempo para mudar todos os programas das caixas, e defende uma reforma que simplifique os tributos.

Isto porque no Brasil, calças jeans, por exemplo, têm uma carga de impostos diferente da dos biquínis e dos calçados e bolsas.

As grandes redes já começaram a se adaptar. A lei está em vigor, mas uma série de fornecedores não vai ter como fazer a adaptação da noite para o dia, afirma o diretor jurídico do Procon/RJ Marcelo Moura.