A RETENÇÃO DE TALENTOS NO COMÉRCIO VAREJISTA

Uma das estratégias mais importantes para tornar uma empresa varejista competitiva é o desenvolvimento de pessoas e a retenção de talentos. Durante muito tempo, trabalhar no comércio era tido como uma tarefa que não requeria qualificação. Talvez porque qualquer indivíduo, com um pequeno capital, é capaz de abrir o seu pequeno comércio, seja ele em ponto comercial estabelecido ou até na garagem da sua própria casa.

Todavia, quando se fala em varejo “competitivo” está-se visualizando o potencial de crescimento daquele comércio. Abrir uma pequena empresa comercial não é difícil; o grande desafio é implementar um ritmo de crescimento desse negócio diante dos desafios da concorrência e das inovações presentes no atual cenário.

O Setor de Comércio apresenta algumas características, sendo sua “heterogeneidade” uma das mais marcantes. O varejo abriga desde o pequeno comércio, até grandes redes de supermercados, de eletrodomésticos, de farmácia. Em todos os casos, o crescimento da empresa vai depender em grande parte da qualificação dos recursos humanos empregados, já que no mercado de hoje, encontram-se clientes cada vez mais exigentes e bem informados, conhecedores das soluções inovadoras que já estão disponíveis para compra pela internet.

Dispor de colaboradores qualificados permite que a empresa varejista aproveite as oportunidades, atraia e fidelize bons clientes e mantenha a empresa em continuo crescimento.

Além de investir em programas de capacitação, a empresa deve motivar seus funcionários e para isso, nada melhor do que lhe oferecer desafios que provoquem a sua habilidade de buscar novas soluções para os obstáculos enfrentados. Ao desafiar a capacidade do colaborador, o empresário está lhe proporcionando a oportunidade de se desenvolver, tornando-o mais comprometido com os resultados da empresa.

É inquestionável que os colaboradores dependem das empresas em que trabalham para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais, pois ser bem-sucedido quase sempre significa fazer parte de uma organização igualmente bem-sucedida, contudo o inverso também é inquestionável: as empresas dependem dos colaboradores para atuar com sucesso, produzindo seus bens e serviços, atendendo seus clientes, competindo nos mercados e atingindo seus objetivos estratégicos.