Os preparativos para a 9ª edição da Mostra Piauí Sampa estão em ritmo bastante acelerado. O evento acontecerá de 05 a 11 de agosto no Shopping Eldorado, em São Paulo, sendo uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e do Governo do Estado.

A temática da mostra este ano é a Serra da Capivara. O Parque Nacional será retratado por meio de uma exposição museográfica, uma parceria com a Fundação Museu do Homem Americano, Fumdham. A exposição funcionará na Praça de Eventos do 2º piso do Shopping Eldorado, contemplando ainda comercialização de produtos da Cerâmica Serra da Capivara e de roteiros turísticos.

Além da Praça de Eventos do 2º piso, a mostra das potencialidades e riquezas do Piauí ocupará também o Átrio Jardins, num total de quase 500m² de estrutura montada. No Átrio Jardins, localizado no térreo do Shopping Eldorado, serão expostos e comercializados produtos de seis segmentos: moda e acessórios, artesanato, tecnologia da informação, gemas e jóias, apicultura e fruticultura.

Quarenta e um expositores, entre empresas, associações e cooperativas, estarão presentes no espaço para atender os visitantes, que este ano estima-se que somarão cerca de 50 mil pessoas.

“As expectativas para esta edição da Piauí Sampa são as melhores possíveis. Temos um evento bem planejado e trabalhado em diversas frentes. A união de esforços do Sebrae e parceiros com certeza trará bons resultados. Estimamos um volume de comercialização na ordem de R$ 12 milhões, 10% a mais que em 2012”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Ainda segundo Lacerda, uma consultoria especializada foi contratada para articular encontros de negócios de empresários e artesãos piauienses com empresas e representantes comerciais, a fim de facilitar a inserção dos produtos “Made in Piauí” em novos mercados.

“Temos encontros agendados com grandes grupos como Walmart e Pão de Açúcar, bem como com empresas que atuam no Ceagesp e associadas da Ascabras, entidade que envolve compradores de artesanato. O Conselho de Representantes Comerciais de São Paulo também está articulando a visita de seus associados ao evento”, destaca Mário Lacerda.

No espaço da mostra que funcionará no Átrio Jardins será montada ainda uma exposição do Projeto Identidade Local – Originalidade: A Alma do Design by Walter Rodrigues. São dez empresas participantes, entre indústrias de moda e acessórios, empresas de gemas e jóias, mobiliário e artesanato decorativo.

O Projeto Identidade Local visa enaltecer e valorizar a cultura material e imaterial e o entorno, utilizando-os como pilares na formatação de um design consciente em peças, de acordo com o seu local de origem. O foco é misturar originalidade, tecnologia e exclusividade, dando origem a produtos diferenciados, com design inovador e alto valor agregado.

Na abertura da mostra, que ocorrerá no dia 05 de agosto, às 11h00, Walter Rodrigues promoverá um desfile mostrando o resultado do trabalho desenvolvido junto às empresas piauienses. As peças devem agradar ao mais exigente público.

A gastronomia piauiense também será destaque no evento. O melhor da culinária típica do Estado poderá ser apreciado pelos visitantes, já que serão realizadas degustações durante os sete dias de realização da Piauí Sampa. Paçoca, feijão tropeiro, Maria Izabel e tapioca são algumas das delícias que serão oferecidas na mostra

OUTRAS ATIVIDADES

A programação da Piauí Sampa contempla também atividades voltadas para a cultura e para o turismo.

Os grupos culturais Folia de Mamulengo e Vaqueiro Jeová, além da banda Therê Groove prometem agitar os horários de almoço e fim de tarde daqueles que visitarem a mostra.

No que se refere ao turismo, serão realizadas visitas personalizadas e seminários de vendas em cerca de 20 operadoras de renome da capital paulista. Representantes de cinco empresas do Piauí, sendo duas da região da Rota das Emoções, duas de Teresina, e uma da Serra da Capivara, estarão presentes nesses encontros apresentando todo o potencial turístico e a infraestrutura de receptivo dos destinos do Estado.

Já no dia 06, às 15h00 será realizado o lançamento do Festival das Emoções, evento de cultura, turismo e esporte, que acontecerá em outubro no litoral piauiense; e da 27ª edição do Rally Cerapió, maior enduro de regularidade do país. Em 2014, o Cerapió tem como percurso a Rota das Emoções, roteiro turístico que envolve o Piauí, o Ceará e o Maranhão.

A Piauí Sampa 2013 conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresina e apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Fecomércio; Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi; e Federação da Agricultura do Estado do Piauí/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Faepi/Senar.

Fonte: Sebrae-PI