1) Uma empresa pequena pode (e deve) pensar como as grandes

Sandro Magaldi, CEO do MeuSucesso.com, lembra aos empreendedores que a ambição deve ser utilizada em prol dos negócios. Um dos caminhos para o crescimento é almejar grandes feitos. Devemos nos inspirar naqueles que obtiveram sucesso e alcançaram isso por meio de trabalho árduo. Não há recompensa sem esforços!

2) A expansão de uma empresa pode vir a partir de diferentes modelos de negócios

Existem diversas maneiras de como esse crescimento pode acontecer: orgânico, canais de venda, expansão por franquias, fusões, aquisições e, ainda, joint ventures (empresas fundadas com investimento de outras duas ou mais). É importante estudar os clientes daquela determinada empresa e também a cultura da região onde ela está localizada. Antes de apostar em algum modelo específico, o empresário deve fazer um estudo minucioso do negócio.
3) Todo ganho acarreta uma perda (trade off)

Para Adir Ribeiro, não importa qual o modelo de crescimento que o empreendedor opte por aplicar, ele precisa ter em mente que perderá algo em ordem de um benefício. Por exemplo, ao escolher um crescimento orgânico, ele deverá acontecer de forma mais lenta, porém garante ao empreendedor mais autonomia e segurança em relação ao negócio. Assim como em fusões, o empreendedor perde autonomia, mas ganha em receber apoio tecnológico e de mercado de uma grande empresa.

4) As lojas físicas devem oferecer experiências aos clientes

Sérgio Herz, presidente da Livraria Cultura, expliCA que uma das maneiras de manter os clientes fiéis às marcas é oferecê-los experiências diferencias. Para explicar, ele utilizou a própria livraria como exemplo. Herz conta que, hoje, livros podem ser comprados em diversos lugares – desde lojas online até supermercados. Para manter seus espaços físicos movimentados, ele oferece atividades culturais aos clientes, como apresentações teatrais e musicais, cursos de culinária e mesmo clubes de leitura. Isso tudo somado a um espaço agradável onde os consumidores podem ler ou apenas descansar. Para ele, as lojas físicas devem oferecer um diferencial que compense ao consumidor sair de casa e adquirir naquele local algo que ele poderia facilmente comprar pela internet.

5) O e-commerce é o futuro. Use-o a seu favor

Sérgio Herz acredita nas lojas físicas como uma forma de atrair os clientes, mas é no e-commerce que o empreendedor pode conhecer seu cliente. Por meio das plataformas de compras online, é possível conhecer melhor os hábitos de consumo das pessoas. Saber quanto tempo ela passou na loja e quais produtos ela checou, informações que as livrarias físicas são incapazes de fornecer, por enquanto. As empresas podem utilizar esse banco de dados de maneira positiva, com o objetivo de conhecer melhor seus clientes.