Uma pesquisa da Kantar Worldpanel apontou que 49% das famílias brasileiras estão gastando mais do que ganham. Ainda segundo o estudo, a renda familiar no ano de 2014 foi de R$ 2.994 e o gasto médio ficou em R$ 2.968, sendo os gastos com habitação, vestuário, alimentação fora do lar, higiene pessoal e educação como os que mais consomem a fatia do salário.

O levantamento apontou que a atual prioridade dos consumidores das classes média-baixa e baixa é a alimentação para o lar. Já para os de classes mais altas, viajar, reformar o lar, comprar a casa própria e comprar um carro são os principais desejos.

No entanto, o comportamento do consumidor vem mudando graças ao aumento dos preços, o que os obriga a abrir mão de alguns privilégios. Refeições fora de casa, por exemplo, estão sendo substituídas com o intuito de equilibrar o bolso e pisar no freio dos gastos desnecessários.

Segundo a pesquisa, as compras de despensa tiveram representatividade de 52% no ano passado (contra 46% em 2013) do volume da cesta de produtos de bens de consumo não duráveis. Com isso, o volume médio por viagem aumentou 17% em cinco anos.

Ou seja, só nos últimos cinco anos, os lares brasileiros reduziram (em média) -7 visitas aos supermercados. Para se ter uma ideia do aumento na redução de idas ao supermercado, em 2014 o índice foi bem maior, -9 vezes.

Atualmente, cerca de 73% da queda da cesta no primeiro bimestre de 2015 está concentrada em três produtos: refrigerante, suco em pó e água mineral. Produtos como  cream cheese, petit suisse, batata congelada, detergente líquido para roupas, cremes e loções cresceram em volume a dois dígitos, obrigando os consumidores a diminuírem a quantidade desses itens no carrinho.

Com o estudo, é perceptível a forte tendência das famílias em voltar para casa e evitar o consumo fora dela, visando assim uma maior economia no bolso, já tão afetado pelo atual cenário financeiro brasileiro, vítima de constantes aumentos nas contas, alimentos e dos preços em geral.