O que faz de alguém um grande empreendedor? O que Peter Drucker chama de espírito empreendedor não é algo sobrenatural para o qual só alguns têm a chave. Pelo contrário. O tão falado “segredo” do sucesso no empreendedorismo muitas vezes não é nem um segredo, mas um conjunto de atitudes e posturas que levam o profissional a se consolidar no mercado. Jerônimo Mendes compartilha dessa ideia. O autor, professor e palestrante fala no novo workshop do Administradores Premium sobre as características essenciais para o empreendedor consolidar seu negócio e alcançar o patamar desejado no mercado.

Mendes afirma: ninguém nasce empreendedor. Felizmente, as habilidades e capacidades essenciais para ter sucesso empreendendo podem ser aprendidas com esforço, dedicação, persistência e inteligência emocional. Aqui listamos alguns fatores que Jerônimo Mendes aponta como fundamentais para cultivar o espírito empreendedor e construir uma carreira sólida e bem sucedida.

1. Escolhas

“Não deixe a vida te levar”, diz Mendes. O palestrante explica aquilo que já sabemos: a vida é feita de escolhas e a forma como ponderamos as coisas para tomar decisões pode nos levar para perto ou longe do sucesso. A pergunta “o que você vai ser quando crescer?”, feita quando somos crianças, é uma que deve nos lembrar de nossos antigos sonhos e planos, para que resgatemos a capacidade de acreditar no que podemos e queremos ser. E então trabalhar para isso. Tomar controle das decisões mais importantes e dos caminhos aos quais elas levam é a forma de evitar chegar ao final da vida dizendo “eu poderia ter feito mais”. Enquanto há tempo, não há vergonha em reavaliar e mudar a rota da carreira, do negócio, da vida, para vencer as frustrações e não sofrer com arrependimentos no futuro.

2. Propósito

Se o objetivo do negócio é somente ganhar dinheiro, dificilmente ele se consolidará no mercado, segundo Mendes. Ao empreendeder, o propósito da empresa é o que move o profissional pra frente, é o que lhe motiva, o que lhe estimula a depositar tempo e energia, é o próprio sonho. É fundamental, portanto, que esse propósito seja bem definido, pois o seu cumprimento é o que vai trazer um senso de plenitude, realização e contrubuição. Ele pode mudar ao longo do tempo e isso não é um problema, necessariamente. O empreendedor saberá fazer escolhas, como já falamos acima, para estabelecer uma nova rota que o leve aonde ele precisa e quer chegar. O que não se deve esquecer jamais, quando se quer empreender, porém, é o seguinte: sem um propósito para o qual trabalhar – um propósito real e que motive o profissional – não se chegará a lugar nenhum.

3. Persistência

Está disposto a pagar o preço? É a pergunta de Jerônimo Mendes. O autor é categórico ao dizer que empreender tem ônus e bônus, e para ter sucesso nesse caminho, não basta saber gerar e lidar bem com o bônus, mas principalmente com o custo dele. Está disposto a enfrentar a concorrência? A não deixar o cansaço impedir que você chegue na oportunidade? A ir até o fim? O conhecimento técnico pode ser adquirido, produtos e ideias podem ser encontradas em várias empresas, mas um dos diferenciais mais importantes do empreendedor de sucesso é o trabalho e a capacidade de não desistir. O grande empreendedor pode até desistir temporariamente de uma coisa para alcançar frutos maiores no futuro, mas ele jamais deixa de ter objetivos por quais trabalha e luta.

4. Excelência

Em nível pessoal e profissional, o grande empreendedor deseja a excelência, de acordo com a experiência e conhecimento de Jerônimo Mendes. Para isso é fundamental ter motivação diária e integridade. Esse ponto também envolve a vontade de aprender, e especialmente a consciência de que é preciso aprender de fato a lidar com pessoas e com finanças, dois fatores fundamentais para o sucesso de um negócio. A excelência na liderança da empresa é talvez o aspecto que resumo essa ponto: aquele que buscar com afinco ser o líder que o negócio e as pessoas precisam, da melhor forma que estiver ao seu alcance, sempre caminhando em frente e com disposição para aprender, será excelente na arte de empreender.