Segundo pesquisa da ABF, Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias faturou, em 2012, mais de 103 bilhões de reais. Um aumento contínuo desde 2002, e que representou 16,2% de crescimento no último ano. Olhando dessa forma, implementar um sistema de franquias que acelere o desenvolvimento e o faturamento da sua marca pode se mostrar uma ótima ideia. Infelizmente, a busca e a dependência por gestores multidisciplinares, capazes de replicar a excelência do modelo de negócio desenvolvido é o gargalo mais comum para a construção e a expansão das redes de franchising. Afinal, como encontrar o franqueado perfeito?

É fato que dificilmente as empresas encontrarão franqueados que entendam simultaneamente de finanças, marketing, vendas, empreendedorismo, entre outros. Uma alternativa para resolver este problema é focar na padronização do modelo de negócio, e não na busca por profissionais específicos. Em outras palavras, a empresa deve oferecer subsídios para que os gestores executem os planejamentos e especificações da rede de maneira simplificada, dispensando a necessidade de grandes conhecimentos específicos. Em síntese, existem três dicas básicas para quem quer seguir por esse caminho:

Estabeleça processos

Ter processos e fluxos de trabalho bem definidos possibilita a padronização do modelo de negócio que será adotado em todas as unidades, garantindo a qualidade e a eficiência da matriz e fortalecendo a identidade da marca. Nesta etapa é importante definir claramente o trabalho que o franqueado precisa fazer em relação às diferentes áreas da franquia, como, por exemplo: acompanhamento de vendas, performance de vendedores, decisão de compra de produtos, controle financeiro, entre outros, a fim de eliminar ou minimizar os erros básicos de gestão, que podem virar um tiro no pé caso o franqueado não esteja devidamente habilitado. Vale lembrar que processos bem estruturados permitem tanto a execução simplificada da operação, como também sua expansão de maneira organizada e consistente.

Escolha as ferramentas de gestão corretas

Além de viabilizar a correta execução dos processos, essas ferramentas vão permitir que franqueado e franqueador tenham pleno controle sobre os caminhos que o negócio está tomando. Em geral, a tecnologia é um mecanismo que facilita muito o gerenciamento da rede e das unidades na medida em que possibilita análises inteligentes e compartilhadas sobre a situação e as necessidades globais. A ideia é ter uma ferramenta que permita entender melhor cada situação e dar pistas de onde focar os esforços, tanto sob o ponto de vista do franqueado como do franqueador.

Ofereça treinamentos

Bons treinamentos são fundamentais para que gestores e colaboradores de fato compreendam e incorporem os processos e a devida utilização das ferramentas. Estabeleça também processos de reciclagem e uma comunicação estratégica para reforçar constantemente a metodologia adotada e oferecer atualizações sobre as inovações e os rumos do negócio. Lembre-se que, neste caso, disseminar o conhecimento sobre como manter o bom funcionamento da operação será fundamental para garantir o retorno sobre os investimentos da expansão.

Por fim, vale a pena reforçar que não precisamos parar de buscar o perfil ideal de franqueado, afinal, é sempre bom ter as melhores pessoas no nosso time. O principal, porém, é não permitir que o desempenho e o crescimento do negócio tornem-se dependentes disso. É preciso investir em processos e ferramentas que facilitem e simplifiquem o trabalho a ser feito, a fim de que pessoas que hoje dificilmente conseguiriam operar sua franquia de forma conveniente possam fazê-lo por meio desses instrumentos.

Luis Arias é Diretor de Consultoria da Nórdica Software, revendedora oficial no Brasil da ferramenta de Business Discovery QlikView.